Quem tem medo de La U?

Imagem

Campeão chileno tanto do Apertura quanto do Clausura em 2011, campeão da Copa Sul-Americana de forma invicta, vencendo 10 dos 12 jogos disputados na competição e eliminando equipes tradicionais como Flamengo, Vasco e Nacional, a Universidad de Chile marcou 21 gols e sofreu apenas dois. Mais impressionante que o retrospecto, só o futebol praticado por La U. Um time que possuía uma defesa consistente, que trabalhava muito bem a bola e partia pro ataque com velocidade, puxado principalmente pelo atacante Vargas, que foi o artilheiro e melhor jogador da Sul-americana de 2011. O ano perfeito que La U teve em 2011 tornou a equipe favorita ao título da Copa Libertadores de 2012. Mas, mais que favorito, seria a Universidad de Chile o time a ser batido nesse torneio?

La U sofreu perdas importantes para a temporada 2012, como a transferência de Vargas para o Napoli e do zagueiro Marcos González para o Flamengo, mas segurou jogadores fundamentais como os meias Matias Rodriguez e Aránguiz, o que manteve o bom toque de bola do meio de campo. Ao que parece, as perdas não influenciaram tanto a equipe no Apertura 2012, já que a equipe se reorganizou e já está em segundo lugar por conta dos critérios de desempate. Mas afetaria o time na Copa Libertadores, muito mais difícil e disputada que o campeonato chileno?

La U faz parte do Grupo 8, que é composto por Peñarol, Nacional de Medellín e o Godoy Cruz, da Argentina, e o grupo está longe de ser fácil. O grupo entrou terça-feira em sua terceira rodada e La U já havia perdido um jogo pro Nacional e vencido o Godoy Cruz em casa pelo singelo placar de 5 x 1. O jogo contra o Peñarol não nos daria uma resposta definitiva sobre o caso La U na Libertadores, mas nos apontaria para uma direção de como esse time se encontra na competição.

Durante os primeiros 20 minutos, o tradicional Peñarol, que não vai bem no torneio – antes desse jogo, duas derrotas em duas partidas -, jogando dentro de casa, pressionou La U, metendo bola na trave, aproximando-se da área adversária com facilidade, explorando bem as laterais do campo, e chegou ao gol de forma merecida. Pressionada, La U não conseguia tocar a bola e assim tampouco impor a sua forma de jogar. Mas depois do gol, a equipe uruguaia resolveu recuar e aí, amigo, as coisas mudaram de figura. Não, La U não é o Barcelona sul-americano. Na verdade, o futebol da La U está longe de ser parecido com o do Barcelona, mas a forma como time chileno trabalha a bola é impressionante. A facilidade com que o time chileno sai do campo de defesa e chega ao ataque só tocando a bola, sem recorrer à famosa ligação direta é fantástica. E com esse domínio de campo, La U conseguiu o empate com um golaço de Junior Fernandes.

No segundo tempo, La U manteve o domínio do jogo até a metade do segundo tempo, quando o Peñarol, por conta de sua situação no grupo, teve que jogar no desespero. O Peñarol até conseguiu levar algum perigo pra La U, mas não demonstrou força pra superar a equipe chilena. La U conseguiu impor sua forma de jogar fora de casa e, a não ser nos minutos iniciais do primeiro tempo, esteve mais perto de vencer o jogo de ontem. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e, com o ponto conseguido fora de casa, a equipe chilena está em segundo lugar no grupo, com quatro pontos, atrás do Nacional de Medellín. No returno, La U terá dois jogos em casa, o que deverá ajudar o time a conquistar a vaga pra fase seguinte sem dificuldades.

Dito isso, o que posso afirmar é que La U continua jogando um bom futebol, mas não é o mesmo futebol avassalador apresentado no final da temporada passada. Hoje, La U continua sendo uma equipe perigosa, mas não é tão imbatível assim. Mas, de qualquer forma, podem ter certeza que La U vai dar um trabalho danado pra qualquer time que a enfrentar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s