O que será da França?

images

Antoine Griezmann, aposta de Deschamps.

Há instantes do começo de França – Honduras, a partida que inicia a jornada da França, traço aqui as curiosas possibilidades que este talentoso grupo possui. Frank Ribéry está fora da Copa, com lesão séria nas costas. Sem sua referência maior na meia-esquerda, o time se reconstrói. O trio central é multi-funções, Paul Pogba, Yohann Cabayé e Blaise Matuidi. Pogba é ótimo marcador na Juventus, e vai crescendo taticamente. Cabayé é brilhante armador, tem visão, inteligência. Matuidi controla o ritmo, a velocidade e pegada do time.

Por tanto, Ribéry não é chave para a tática da França. Deschamps, seu treinador, confia no triangulo central para que o time tenha um motor. Talvez por isso desinteresse tanto pelo Nasri, um jogador cujo história demonstra ser instável e superestimado. Não justifica que esteja fora, do ponto de vista técnico, mas é compreensível. Valbuena, o baixinho do Olympique de Marselha, é um bom motor pelas pontas, cortando para o centro também. Benzema pode atuar tanto com Giroud, quanto com outro homem na ponta. A escolha de Deschamps foi deixar Giroud na reserva, e sair com Griezmann, uma das fortes relações do bom time que formou na temporada passada o Real Sociedad, junto com Seferovic da Suiça, que estreou mudando o jogo contra Equador. É um ponta clássico, de boa técnica.

Mas será que isso bsta? Porque o que assombra a França nem é o talento. Em 2010, havia talento de sobra. Há bons zagueiros, um excelente goleiro Hugo Llloris. Por que a França não deslancha, nem na Euro nem em Copa desde Zidane? Me parece uma questão de estima.

Analisemos a partida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s